Aqui você vai encontrar, entre outros, descrições de atividades que deram certo na minha sala de aula, reflexões e ideias sobre educação.
domingo, 18 de abril de 2010
ATA DA ASSEMBLEIA
( acrescentar a lista dos alunos e suas assinaturas)
Obs: texto escrito pela professora, de acordo com a opinião expressa pelos alunos.
O que os alunos aprendem com essa prática?
1. Observam a escrita como objeto de função social real.
2. Refletem sobre problemas, opinando na sua resolução.
3. Debatem sobre temas pertinentes.
4. São produtores das ações que se desencadearão a partir da leitura do documento.
5. Respeitar limites e atentar para as conseqüências de seus descumprimentos.
Trabalhando com os combinados
Uma estratégia que dá resultado em sala de aula é a realização dos combinados, sobretudo quando há a participação dos alunos na sua produção.
Mas, o que fazer quando há pouco envolvimento de alguns alunos no cumprimento de regras que eles mesmos ajudaram a criar? Por que as infringem?
Para isso, precisamos compreender que os alunos, assim como nossos filhos (e porque não dizer nós mesmos quando éramos crianças), testam os limites para saber até onde podem chegar. Isso é perfeitamente normal e compreensível. A nós, cabe orientá-los a cerca dos limites e agir como adultos e modelos a serem seguidos.
Uma boa alternativa para esse caso é a realização da “ASSEMBLEIA DA CLASSE”, na hora da roda de conversa. Os passos são:
- Coloque os alunos em roda no pátio, na classe ou qualquer outro local de sua preferência.
- Informe que irão fazer uma assembléia, ou seja, uma discussão de alguns problemas encontrados por você no cumprimento dos alunos aos combinados.
- Discuta com os alunos, de modo a promover o aparecimento de sugestões para resolver o problema.
- Debata com a turma a viabilidade das ideias propostas.
- Caso ache necessário intermediar nas colocações dos alunos, faça com que reflitam, repensem, reformulem seus conceitos, chegando à melhor das alternativas. Para isso, precisam “se colocar no lugar do outro”.
- Redija uma ata, com a ajuda dos seus alunos.
- Terminado o texto, leia-o em voz alta para se certificar que todos aprovam. Caso achem necessário, reformule. Para isso, coloque a finalização da ata após a leitura.
- Peça a eles que assinem a ata. Será um documento conhecido pela turma que precisará ser seguido, caso haja um novo descumprimento. Não esqueça: é sempre válido mostrar o combinado que está sendo descumprido e dar a primeira advertência como uma chance para mudar o comportamento. Geralmente isso funciona bem.