Relato de uma atividade educacional vivenciada.
Análise de propaganda
Esta atividade consiste basicamente em levar os alunos a observar e refletir sobre as informações implícitas nas propagandas de TV, bem como das práticas do consumismo desenfreado. Na sequência, trabalhei propaganda como produção de texto e dramatização: confeccionamos uma TV com uma caixa de papelão, os alunos entravam nela e apresentavam suas produções.
Realizei-a no final do ano passado com minha turma de alfabetização e os alunos gostaram bastante.
Etapas:
1. Escolha uma propaganda da TV que seja significativa para as crianças, por exemplo, a propaganda do Toddy, Super Nescau ou de um brinquedo.
2. Atente para os detalhes da propaganda e pense sobre o que quer que os alunos observem.
3. Faça uma relação dessas observações e outra de perguntas pertinentes para despertar o comportamento questionador dos alunos, do tipo: ficamos realmente fortes se tomarmos este produto? Ou: Precisamos de uma pia de brinquedo para lavar a louça de casa? Ou ainda: ao comprarmos esse brinquedo, teremos as paisagens também?
4. Combine com eles para que a assistam durante a semana, prestando bastante atenção. Marque um dia, poderia ser no final da semana, para falarem sobre o que assistiram.
5. Na roda de conversa, debata com eles sobre as mensagens que ouviram. Ouça-os primeiro atentamente e detecte possíveis ações de consumismo nos relatos.
6. Proponha questões para que reflitam, sobretudo com relação à mensagem: O que a propaganda quer nos dizer sobre o seu produto? Será que as informações repassadas por ela são verdadeiras? É possível serem completamente falsas ou em parte? O que acontece na propaganda para pensarmos assim? Então, o que vocês acham, esse produto é muito importante para nossa vida, ou podemos passar sem ele? Qual seria outra forma de substituir esse produto?
Cláudia Regina Eleutério Noronha
Aqui você vai encontrar, entre outros, descrições de atividades que deram certo na minha sala de aula, reflexões e ideias sobre educação.
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Um olhar sobre a Literatura: reflexões acerca da sua contribuição político-pedagógica
Antonio Ozaí da Silva*
“Olhar tem a vantagem de ser móvel, o que não é o caso, por exemplo, de ponto de vista. O olhar é ora abrangente, ora incisivo. O olhar é ora cognitivo e, no limite, definidor, ora é emotivo e passional. O olho que perscruta e quer saber objetivamente das coisas pode ser também o olho que ri ou chora, ama ou detesta, admira ou despreza. Quem diz olhar diz, implicitamente, tanto inteligência quanto sentimento”
Alfredo Bosi (2000, p.10)
“Na época moderna à literatura cabe um papel integrador. O papel de superar o abismo existente entre a arte e a vida, arte e ciência, na medida em que ela mesma é concebida como uma forma de conhecimento dessa totalidade, que é o homem”
Maurício Tragtenberg (1960, p.3)
http://www.espacoacademico.com.br/091/91ozai.htm
Antonio Ozaí da Silva*
“Olhar tem a vantagem de ser móvel, o que não é o caso, por exemplo, de ponto de vista. O olhar é ora abrangente, ora incisivo. O olhar é ora cognitivo e, no limite, definidor, ora é emotivo e passional. O olho que perscruta e quer saber objetivamente das coisas pode ser também o olho que ri ou chora, ama ou detesta, admira ou despreza. Quem diz olhar diz, implicitamente, tanto inteligência quanto sentimento”
Alfredo Bosi (2000, p.10)
“Na época moderna à literatura cabe um papel integrador. O papel de superar o abismo existente entre a arte e a vida, arte e ciência, na medida em que ela mesma é concebida como uma forma de conhecimento dessa totalidade, que é o homem”
Maurício Tragtenberg (1960, p.3)
http://www.espacoacademico.com.br/091/91ozai.htm
Nunca pare de sonhar
Nunca Pare de Sonhar
Gonzaguinha
Ontem um menino que brincava me falou
Hoje é a semente do amanhã
Para não ter medo que este tempo vai passar
Não se desespere, nem pare de sonhar
Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo, nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será
Gonzaguinha
Ontem um menino que brincava me falou
Hoje é a semente do amanhã
Para não ter medo que este tempo vai passar
Não se desespere, nem pare de sonhar
Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo, nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Tagarellice Educativa
Assinar:
Postagens (Atom)