terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Análise de propaganda

Relato de uma atividade educacional vivenciada.




Análise de propaganda


Esta atividade consiste basicamente em levar os alunos a observar e refletir sobre as informações implícitas nas propagandas de TV, bem como das práticas do consumismo desenfreado. Na sequência, trabalhei propaganda como produção de texto e dramatização: confeccionamos uma TV com uma caixa de papelão, os alunos entravam nela e apresentavam suas produções.
Realizei-a no final do ano passado com minha turma de alfabetização e os alunos gostaram bastante.



Etapas:



1. Escolha uma propaganda da TV que seja significativa para as crianças, por exemplo, a propaganda do Toddy, Super Nescau ou de um brinquedo.
2. Atente para os detalhes da propaganda e pense sobre o que quer que os alunos observem.
3. Faça uma relação dessas observações e outra de perguntas pertinentes para despertar o comportamento questionador dos alunos, do tipo: ficamos realmente fortes se tomarmos este produto? Ou: Precisamos de uma pia de brinquedo para lavar a louça de casa? Ou ainda: ao comprarmos esse brinquedo, teremos as paisagens também?
4. Combine com eles para que a assistam durante a semana, prestando bastante atenção. Marque um dia, poderia ser no final da semana, para falarem sobre o que assistiram.
5. Na roda de conversa, debata com eles sobre as mensagens que ouviram. Ouça-os primeiro atentamente e detecte possíveis ações de consumismo nos relatos.
6. Proponha questões para que reflitam, sobretudo com relação à mensagem: O que a propaganda quer nos dizer sobre o seu produto? Será que as informações repassadas por ela são verdadeiras? É possível serem completamente falsas ou em parte? O que acontece na propaganda para pensarmos assim? Então, o que vocês acham, esse produto é muito importante para nossa vida, ou podemos passar sem ele? Qual seria outra forma de substituir esse produto?


Cláudia Regina Eleutério Noronha

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Um olhar sobre a Literatura: reflexões acerca da sua contribuição político-pedagógica
Antonio Ozaí da Silva*

“Olhar tem a vantagem de ser móvel, o que não é o caso, por exemplo, de ponto de vista. O olhar é ora abrangente, ora incisivo. O olhar é ora cognitivo e, no limite, definidor, ora é emotivo e passional. O olho que perscruta e quer saber objetivamente das coisas pode ser também o olho que ri ou chora, ama ou detesta, admira ou despreza. Quem diz olhar diz, implicitamente, tanto inteligência quanto sentimento”
Alfredo Bosi (2000, p.10)

“Na época moderna à literatura cabe um papel integrador. O papel de superar o abismo existente entre a arte e a vida, arte e ciência, na medida em que ela mesma é concebida como uma forma de conhecimento dessa totalidade, que é o homem”
Maurício Tragtenberg (1960, p.3)





http://www.espacoacademico.com.br/091/91ozai.htm

Nunca pare de sonhar

Nunca Pare de Sonhar
Gonzaguinha
Ontem um menino que brincava me falou
Hoje é a semente do amanhã
Para não ter medo que este tempo vai passar
Não se desespere, nem pare de sonhar
Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo, nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Tagarellice Educativa


Seja bem vindo!!!
Aqui se propõe a leitura e compartilhamento de acontecimentos próprios da educação, como experiências em sala de aula, reflexões e exemplos de atividades que deram certo.