terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Análise de propaganda

Relato de uma atividade educacional vivenciada.




Análise de propaganda


Esta atividade consiste basicamente em levar os alunos a observar e refletir sobre as informações implícitas nas propagandas de TV, bem como das práticas do consumismo desenfreado. Na sequência, trabalhei propaganda como produção de texto e dramatização: confeccionamos uma TV com uma caixa de papelão, os alunos entravam nela e apresentavam suas produções.
Realizei-a no final do ano passado com minha turma de alfabetização e os alunos gostaram bastante.



Etapas:



1. Escolha uma propaganda da TV que seja significativa para as crianças, por exemplo, a propaganda do Toddy, Super Nescau ou de um brinquedo.
2. Atente para os detalhes da propaganda e pense sobre o que quer que os alunos observem.
3. Faça uma relação dessas observações e outra de perguntas pertinentes para despertar o comportamento questionador dos alunos, do tipo: ficamos realmente fortes se tomarmos este produto? Ou: Precisamos de uma pia de brinquedo para lavar a louça de casa? Ou ainda: ao comprarmos esse brinquedo, teremos as paisagens também?
4. Combine com eles para que a assistam durante a semana, prestando bastante atenção. Marque um dia, poderia ser no final da semana, para falarem sobre o que assistiram.
5. Na roda de conversa, debata com eles sobre as mensagens que ouviram. Ouça-os primeiro atentamente e detecte possíveis ações de consumismo nos relatos.
6. Proponha questões para que reflitam, sobretudo com relação à mensagem: O que a propaganda quer nos dizer sobre o seu produto? Será que as informações repassadas por ela são verdadeiras? É possível serem completamente falsas ou em parte? O que acontece na propaganda para pensarmos assim? Então, o que vocês acham, esse produto é muito importante para nossa vida, ou podemos passar sem ele? Qual seria outra forma de substituir esse produto?


Cláudia Regina Eleutério Noronha